Na abertura da maratona de jogos em Brasília, o Fortaleza Basquete Cearense venceu o KTO/Caxias do Sul por 85 a 78, nesta quarta-feira (2), no Ginásio da ASCEB, pela 4ª rodada do NBB. Com o resultado, o Carcalaion pulou da oitava para a sétima posição com 9 pontos. Holloway foi o nome da partida por ter marcado o record da temporada com 33 pontos. Em seguida, vem Rashuan (21) e Felipe Ribeiro (11), como maiores pontuadores.
Felipe Ribeiro também se destacou com 9 rebotes, em seguida Holloway com o mesmo número e Rashuan com 8, além de 3 assistências. Cauê foi o segundo garçom com duas assistências, igual Lucas Nogueira.
Bons retornos e 50 anos de carreira de Alberto Bial
Além do retorno de Holloway e Sualisson após serem diagnosticados para Covid-19, a novidade ficou por conta da estreia do treinador Alberto Bial no comando da equipe em data que marca seus 50 anos de carreira. O técnico também foi diagnosticado com o vírus dias antes da estreia do time no NBB13.
A partida
O inicio de jogo foi intenso entre as duas equipes, mas o Fortaleza aproveitou bem os erros da equipe do Caxias e abriu uma boa vantagem. Contou com o bom ritmo de Lucas Nogueira e a habilidade de Holloway, que foi um dos maiores pontuadores do primeiro quarto com Rashaun. Ainda no primeiro quarto, o ala Shineider, o último contratado do Fortaleza Basquete Cearense, fez sua estreia com a camisa tricolor. Assim, acabou com 27 a 15.
A marcação da equipe do Caxias aumentou e diminuiu a diferença de pontos, mas o Leão continuou aproveitando a vantagem e controlando o jogo. Holloway e Rashaun permaneceram brilhando na individualidade fazendo mais pontos e indo bem nos rebotes. Assim, a partida ficou mais equilibrada fechando o primeiro tempo por 45 a 37.
Na segunda etapa, o adversário continuou apertando a marcação e equilibrou mais a partida. Mesmo com a vitória parcial do Caxias, o Fortaleza segurou a vantagem com a atuação de Holloway, que continuou dando show em quadra. Destaque nesse período para Sualisson, que ajudou o Tricolor na defesa e no ataque fazendo seis pontos, e para Cauê que fez deu duas assistências para o ala/pivô. 68 a 63.
Por causa do placar apertado no terceiro quarto, o último período começou truncado com muitas faltas e as equipes disputando a bola de forma intensa. Nos últimos minutos, a partida ficou elétrica com o adversário chegando a empatar (73 x 73). O Fortaleza teve tranquilidade nos rebotes e no ataque, assim, não deixou o Caxias abrir vantagem. Fim de jogo e vitória do Carcalaion por 85 a 78.
Próximo confronto
O Fortaleza volta a jogar na sexta-feira (4), às 20h30, contra o Cerrado Basquete, no Ginásio da ASCEB, em Brasília.
Fotos: Carlos Campina / Galera na Foto