site

Aspirantes: Com melhor campanha, Fortaleza avança para a semifinal como o único invicto e defesa menos vazada

23/set

O Leão do Pici é o dono da melhor campanha do Campeonato Brasileiro de Aspirantes 2021. Avassalador, o Fortaleza avançou para as semifinais como líder do Grupo D com uma rodada de antecedência após vencer o Bahia, em casa. Nesta quinta-feira (23), firmou a vaga após bater o Avaí por 1 a 0, em Florianópolis/SC. Assim, finalizou a segunda fase com 100% de aproveitamento tendo o segundo melhor ataque e a defesa menos vazada. Fatos expressivos para quem disputa a competição pela segunda vez e está entre os quatro melhores times de forma inédita.

+ Seja sócio! Seja sócia! Ajude o Fortaleza a ficar cada vez maior
Assine OnLaion por R$9,90 e tenha acesso imediato

Foto: Karim Georges / Fortaleza EC

O Brasileiro de Aspirantes está na sua quinta edição. Até aqui, três equipes nordestinas disputaram as semifinais: Vitória, Ceará e Bahia. O Tricolor de Aço se junta sendo o quarto a conquistar o feito. Na temporada passada, o Fortaleza era o debutante e ficou em quinto lugar da primeira fase.

Em 2021, a jornada é de evolução. O Leão é o dono da melhor campanha com 13 vitórias, um empate e nenhuma derrota, sendo o único invicto no certame. É o líder geral com 40 pontos, o segundo que mais fez gols (27) e o primeiro da defesa menos vazada (5).

— A campanha vem sendo boa até aqui. Começamos a nos preparar dez dias antes de começar a competição. Então os resultados e o desempenho de alguns jogadores foram muito bons. Acho que tem que dar o mérito todo para o grupo de jogadores, para todo o apoio que a gente tem aqui de todas as áreas do clube. Agradecer a confiança do presidente Marcelo Paz. Ele confiou no meu trabalho, e hoje estamos colhendo bastante frutos. Os resultados são muito bons, estou muito feliz com a equipe. - disse o técnico Léo Porto em entrevista coletiva.

A BASE COMO FATOR FUNDAMENTAL

O elenco do time de Aspirantes é composto também por atletas do Sub-20 e jogadores que tem anos de clube. Mostra que as categorias de base estão integradas com o futebol profissional. Por exemplo, o goleiro Max Walef, que é oriundo da base tricolor e está no Fortaleza há 12 anos.

Confira alguns nomes de jogadores do Sub-20 que estão integrados ao elenco:
Goleiros: Kennedy, Hugo, Carlos Brito e Arthur
Zagueiros: Diguinho e Habraão
Laterais: Miguel, Victor Emerson e Vitor Ricardo (subiu para o Sub-23)
Volantes: Geilson, Tauã e João Henrique
Meias: Sammuel, Tião e Lucas Manso
Atacantes: Erick Cunha, Willian e Coutinho (emprestado para o Operarío/PR)

ARTILHEIROS

Coutinho - 8 gols
Vitor Ricardo - 5 gols
João Paulo - 2 gols
Erick Cunha - 3 gols
Hércules - 2 gols
Wandson - 2 gols
Negueba - 1 gol
Diguinho - 1 gol
Clisman - 1 gol
Habraão - 1 gol
Rhuan - 1 gol