A Direção de Futebol Profissional do Fortaleza Esporte Clube foi ocupada por Alex Santiago a partir da última terça-feira (9). Sua chegada está diretamente atribuída ao trabalho construído junto a instituição na última década e soma a um processo de transição de funções no Departamento do Futebol.
Aos 32 anos, Alex é Pós-Doutor em Direito e Professor Efetivo da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pelo clube, iniciou sua trajetória em 2013 quando se tornou Sócio-Proprietário, conselheiro desde 2014, foi membro da Comissão Jurídica do Conselho Deliberativo e da Comissão que redigiu as Normas de Compliance do clube.
Aprovado no Mestrado em “Gestión Deportiva” do Johan Cruyff Institute em parceria com a Universidad Autónoma de Barcelona-ESP, formado em Gestão Desportiva pela Universidade do Futebol e cursando o Programa de Gestão do Futebol da CBF/Academy, anteriormente, como Membro da Diretoria Executiva, ocupou o cargo de Assessor da Presidência e colaborou ativamente em prol das categorias de base do clube. Dedicações essas que trouxeram, nos últimos anos, oportunidades de disputar competições internacionais.
"Sou um torcedor apaixonado pelo clube, de arquibancada, e pra mim é muito importante assumir um cargo tão relevante, com tanta responsabilidade. Agora é hora de encarar esse desafio com muita serenidade, tentado trazer melhorias, atualizar dentro das melhores gestões de prática e abraçar esse desafio da melhor maneira possível", celebrou.
Daniel de Paula Pessoa deixa a diretoria de futebol após três anos e quatro meses e passa a ocupar o cargo de Assessor da Presidência. Na sua agora antiga função, Daniel esteve presente no acesso à Série B em 2017, no Título da Série B do Campeonato Brasileiro em 2018 e da Copa do Nordeste em 2019. Deixa a gestão como atual Bicampeão Cearense e na elite do futebol nacional pelo terceiro ano consecutivo. Foi Campeão Cearense 2019 e 2020.
“O Alex é um homem extremamente inteligente, conhece bastante de futebol e tem formação nisso, com uma capacidade grande de comunicação e de agregar pessoas. Convivo com ele desde 2018 e já mostrou as qualidades dele como tricolor, como profissional, fala vários idiomas, e que pode inclusive expandir para o Fortaleza em situações internacionais. Sou muito grato ao Daniel, o diretor de futebol mais vitorioso da história do clube, um amigo leal, tricolor de longas datas e que vai ficar ao meu lado como assessor para os diversos assuntos, ele é advogado e pode colaborar muito”, explica o presidente Marcelo Paz sobre as novas mudanças na diretoria executiva.