site

Atletas recebem orientação nutricional para seguir no período de paralisação; confira dicas de como se alimentar bem na quarentena

24/mar
Atletas recebem orientação nutricional para seguir no período de paralisação; confira dicas de como se alimentar bem na quarentena

Os atletas do time profissional do Fortaleza estão em casa, seguindo à risca as orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, como forma de prevenção do coronavírus. Por causa desse acontecimento, os treinamentos sofreram alterações e, consequentemente, a alimentação dos jogadores. Nataniel Macêdo, nutricionista do clube, direcionou uma série de recomendações de como manter a imunidade e se alimentar bem, em função do plano nutricional, durante esse período de quarentena e atividades em domicilio.

“Existe uma grande preocupação de que os atletas percam muito seu condicionamento e forma física, e existe a orientação para que eles continuem mantendo a forma praticando exercícios em casa. Sendo assim, manter a dieta também é de grande importância, visto que, quando comemos mais do que precisamos aumentamos de peso. O exercício e a nutrição adequada melhoram o sistema imunológico e níveis de estresse imposto pela quarentena”, explicou.

As orientações que o nuctricionista Nataniel passou para os atletas também valem para toda a população. É preciso fazer exercícios, mas também buscar fortalecer o sistema imunológico por meio da ingestão de proteínas, vitaminas, minerais e hidratação:

Confira as dicas de como fortalecer a imunidade e se alimentar bem nesse período de paralisação:

-  Procure reduzir um pouco as calorias focando na alimentação de proteínas que favoreçam o nosso sistema imunológico, como ovos, peixe, frango e carne.

- Mantenha uma alta ingestão de vitaminas e minerais presentes em legumes e verduras, que ainda proporcionam melhor saciedade por conta da presença de fibras em sua composição.

- Algumas fibras também ajudam, como vegetais verdes escuros, frutas cítricas, castanhas, kefir e iogurtes naturais.

- É importante lembrar de sempre variar os alimentos, visto que, muitas vezes a cor muda o nutriente e quanto maior o repertório de cor desses alimentos será melhor.

- Higienize os alimentos. Desinfete com 2 a 5 gotas de hipoclorito de sódio a cada 1 L de água para beber, ou 1 colher de sopa de água sanitária.

- Mantenha-se hidratado. Beba entre 35 a 40 ml de água por peso corporal. Por exemplo, se você pesa 80 kg, multiplicar por 40, sendo um total de 3,2 litros diários. Vale lembrar que durante seu treino o consumo de água deve ser cerca de 500 a 800 ml por hora de exercício.