Sem Título-1

  • Cores Tricolores

    Azul, vermelho e branco são as cores do Fortaleza Esporte Clube, que formam sua principal identidade. A escolha foi uma homenagem do fundador Alcides Santos às cores da bandeira francesa. No estádio, elas proporcionam um festa inigualável por tamanha beleza e têm o poder de levar o Leão do Pici à grandes conquistas, pois como diz a marchinha: “o feitiço do teu jogo está nas cores, daquelas camisas tricolores”.

  • Escudo

    No decorrer dos seus quase cem anos de existência o escudo do Fortaleza Esporte Clube passou por algumas evoluções até chegar ao modelo que hoje é estampado no lado esquerdo do peito dos verdadeiros tricolores. Com o passar dos anos estrelas foram sendo inseridas no símbolo tricolor para representar suas conquistas.

    Hoje, as estrelas acima do escudo do Fortaleza representam dois títulos importantes títulos, a Taça do Nordeste (1946) e o Norte-Nordeste (1970). Já as quatro estrelas amarelas representam a conquista do tetracampeonato cearense nos anos de 2007, 2008, 2009 e 2010.

    É importante que o torcedor saiba que esse escudo carrega as cores, a esperança e a paixão da maior torcida do nosso Estado.

  • Mascote

    “O Rei Leão do Brasil”

    O mascote do Fortaleza Esporte Clube foi criado através da iniciativa do jornalista e ex-dirigente do Tricolor de Aço, Sílvio Carlos, com a ajuda do jornalista Vicente Alencar, no final da década de 60.

    O Leão foi escolhido inspirado na trajetória de dedicação dos atletas que passaram pelo clube. A fibra do nordestino e a garra do leão foram as justificativas para que esse pudesse representar toda a força e tradição do Tricolor de Aço. Foi a partir daí que o Fortaleza passou a ser chamado de “Leão”.

     

  • Bandeira do Fortaleza

    A bandeira é um símbolo de soberania e, como tal, deve ser respeitada em sua originalidade e proporções. Pensando nisso, o Fortaleza Esporte Clube mantém sua tradição em respeito à história do Tricolor de Aço e o que diz o seu Estatuto.

    Estatuto: Art. 95 – O Pavilhão do Fortaleza será representado por uma bandeira com seis faixas de dez centímetros cada uma, nas cores vermelho, azul e branco, com um retângulo de cor branca, na parte superior esquerda, onde serão apostas estrelas em número correspondente aos títulos conquistados pelo elenco de Futebol Profissional, na cor vermelha, e dourada para os títulos de âmbito nacional.

    A iniciativa de vários torcedores em criar outras versões para a bandeira são aceitas, no entanto, a descrita no Estatuto é a representação da tradição e do respeito ao Fortaleza Esporte Clube.

    HINO DA BANDEIRA DO FORTALEZA ESPORTE CLUBE

    Salve o Tricolor de Aço
    Salve também sua bandeira
    No meu coração há espaço
    Pra te amar a vida inteira

    Brilham no céu do Brasil
    Tres cores que dão emoções
    Vermelha, branca, azul anil
    Conquistando mil corações

    Bandeira do Fortaleza
    Meu amor por ti é profundo
    Pois tuas cores estão presentes
    Em copas de todo o mundo

    Na terra em que nasceste
    Tem mais vibrante torcida
    Entre todas as bandeiras
    Tu és a preferida

  • Nossa Torcida

    O Fortaleza começou a transformar-se em time popular graças à campanha “o clube da garotada”, slogan criado pelo Jornalista Joracos, e trabalhada pelo jornalista Sílvio Carlos. O também torcedor Luís Rolim fazia festas no clube, que traziam muita simpatia das mulheres, já naquela época mais simpatizantes do Tricolor de Aço.

    Este trabalho, principalmente com crianças (a torcida que mais cresce e aparece), frutificou na década de 80, e vemos hoje o crescimento inegável da torcida do Fortaleza.

    Com a volta dos títulos locais, o Fortaleza passou a ser destaque nacional a partir de 2000, levando legiões de torcedores aos estádios nos anos seguintes. O que já se desconfiava, foi confirmada pelo instituto de pesquisa IBOPE, que afirmou em 2010 ter o Fortaleza a maior torcida do estado.

    Esta tendência tem-se repetido desde então. O Clube cearense de maior torcida é o Fortaleza, como provam os números nas bilheterias dos estádios.

  • Hino do Fortaleza

    O hino oficial do Fortaleza Esporte Clube foi criado em 1967 pelo compositor Jackson de Carvalho e é considerado um dos mais bonitos do futebol brasileiro. Letra e melodia formam um casamento perfeito, produzindo uma mensagem sonora capaz de sensibilizar não só o torcedor leonino, mas também apaixonados pelo futebol e até torcedores rivais.

    O hino teve como arranjador o maestro Manuel Ferreira e como intérprete o cantor Manoel Paiva. Além do hino do clube, Jackson de Carvalho compôs várias marchinhas em homenagem ao Tricolor de Aço. Casado com Aldenora Fernandes Pereira de Carvalho, teve um único filho, Roberto Pereira de Carvalho que, assim como o pai, é torcedor do Leão do Pici.

    O hino do Fortaleza já foi regravado por grandes cantores como Fágner e a dupla Raimundo Arrais e Ayla Maria, além de ser escolhido por Chico Buarque um dos mais bonitos do Brasil.

    Hino do Fortaleza Esporte Clube:

    Fortaleza
    Clube de glória e tradição
    Fortaleza
    Quantas vezes campeão
    Fortaleza
    Querido idolatrado
    Estás sempre guardado
    Dentro do meu coração

    Altivo
    Tua vida sempre foi um marco
    Tua glória é lutar e vencer também
    Salve o Tricolor de Aço

    No campo
    Provaste mesmo que não tens rival
    Tua turma é valente, é sensacional
    Salve o Tricolor de Aço

    Soberbo Tua fibra representa um norte
    Combativo, aguerrido, vibrante e forte
    Sem demonstrar cansaço
    Receba um sincero
    Abraço da torcida tão leal
    Meu Tricolor de Aço

  • Nosso uniforme

    “Aquelas camisas tricolores”. A frase célebre de Blanchad Girão nos remete à referência que temos do uniforme oficial do Fortaleza Esporte Clube. O manto sagrado tricolor possui as seguintes definições:

     

    TRADIÇÃO

    camisa-tradicao-2018-site

     

    Em seus primeiros anos de história, as listras tricolores da camisa do Fortaleza eram dispostas verticalmente. Mas em meados da década de 30 houve a mudança para o atual modelo, ficando as listras organizadas horizontalmente, assim como a bandeira do clube.

    Atualmente, o uniforme de número um do Tricolor de Aço segue a tradição das listras horizontais na ordem azul, branco e vermelho, calção azul e meiões brancos.

     

     

    GLÓRIA

     

     

    O segundo manto sagrado tricolor surgiu por volta da década de 40, com a utilização do branco como cor principal da camisa. Hoje, o uniforme número dois do Fortaleza é composto por camisa branca, calção branco e meiões azul.